Fale de Resultados: Como se destacar na hora da Entrevista

Fale de Resultados: Como se destacar na hora da Entrevista

Entrevistas de emprego são, geralmente, situações de vulnerabilidade.

E por que vulnerabilidade?

Durante uma entrevista, estamos sendo avaliados a todo momento: nossa carreira, nossa bagagem, nosso histórico acadêmico e profissional. Além disso, nossa postura, nossa confiança, nossa firmeza, personalidade. E estar do lado de cá da mesa pode ser ainda mais assustador quando a entrevista não é nossa língua materna.

No vídeo Fale sobre Você – Entrevista em Inglês, a Cris te dá uma aula de como se apresentar e como falar sobre você em inglês em uma entrevista.

Independente da língua em que a sua entrevista seja, no entanto, é importante seguir alguns pontos para que você encare esta oportunidade com segurança e para que você consiga demonstrar todo  o seu potencial para o entrevistador.

Fale do seu Histórico Profissional

Fuja da narração cronológica do seu CV!

O entrevistador quer saber de você quais foram as suas experiências, as boas e as ruins, nos empregos pelos quais você passou. Não se esqueça que seus antigos empregos te formaram e te trouxeram até onde você está hoje, com as experiências boas e ruins.

É importante falar dos fatos relevantes dos seus empregos, não se prenda à duração e à ordem cronológica dos eventos, mas fale o que de importante aconteceu ao longo da sua jornada.

Fale do seu Impacto

Qual foi a sua importância nos lugares por onde você passou? Que novas ideias você trouxe, de que maneira você influenciou os seus colegas? Que novas propostas você apresentou? Qual foi o seu legado?

Além disso, fale de maneira quantitativa do seu impacto: de que maneira você conseguiu alavancar as vendas, quantas pessoas foram atingidas, quanto de economia você conseguiu gerar ou ainda quanto lucro você trouxe para o seu departamento.

Como lidar com os erros do passado?

Caso surja na sua entrevista algum questionamento quanto a um dos seus pontos fracos, não o evite! O entrevistador também quer saber da sua flexibilidade e da sua postura frente a situações adversas.

Fale de que maneira os seus erros impactaram positivamente, de que forma você se posicionou para contornar certa situação.

Evite palavras negativas

Independente do que te aconteceu no passado, evite agir com negatividade. Suas experiências e o seu posicionamento frente a elas te trouxeram até onde você está hoje.

Fale de suas experiências como aprendizado e adote uma posição positiva e proativa.

Atenção à sua Postura Corporal

Nosso corpo fala e grande parte da nossa comunicação se dá de maneira passiva através de nossos gestos.

Mostre-se confiante! A postura faz diferença tanto para o seu interlocutor (no caso, o entrevistador) quanto para o seu próprio entendimento inconsciente da sua autoconfiança.

O inglês deve ser seu aliado e não uma barreira para que você consiga a vaga que você quer.

Boa sorte na sua entrevista!

Siga-nos nas redes sociais:
https://www.youtube.com/okudus/…
http://facebook.com/okudus
http://linkedin.com/company/okudus
http://instagram.com/okudus_english
http://twitter.com/okudus_english