A comunicação vai além do que nós falamos

A comunicação vai além do que nós falamos

As diferentes culturas têm seus usos, seus modos e costumes. O que tirar de lição quando o outro não for tão receptivo quanto você esperava e o papel da linguagem corporal na comunicação.

Serious Customer
A Cris vai te contar um episódio onde ela se aproxima toda alegre e sorridente para se apresentar a um cliente durante uma reunião. O cliente, no entanto, aparentemente não estava lá para muitos amigos e o constrangimento foi inevitável. He was apparently a very serious customer…

A comunicação vai além do que nós falamos

E não importa se estamos falando português, inglês ou qualquer outra língua, observar a linguagem corporal do outro pode fazer com que nossa comunicação seja muito mais efetiva.

Nós brasileiros, mesmo dentro do nosso próprio país, temos maneiras diferentes de expressar nossas emoções. Pessoas de diferentes regiões podem ser mais receptivas, mais acolhedoras ou mais fechadas. Imagine então como podem ser outras pessoas, de vários países e culturas e a variedade de hábitos e usos de todas elas.

Não leve para o lado pessoal

Caso a receptividade não seja tão contagiante como esperado, não leve para o lado pessoal. Respeite o histórico cultural da pessoa.

Embora consideremos a alegria, espontaneidade e contato físico como  traços positivos da nossa cultura, insistir em impor nosso jeito em uma conversa ou contexto pode demonstrar falta de sensibilidade da nossa parte.

Comunicação além das palavras

Observação é um exercício. Quando você estiver em um ambiente, observe como as pessoas se portam, o tom de voz, a maneira como se cumprimentam.

Embora cumprimentar-se com beijo no rosto, por exemplo, seja comum entre nós brasileiros mesmo que não conheçamos a pessoa, isso pode ser considerado extremamente inconveniente em outros lugares do mundo. Atenha-se ao aperto de mão no primeiro momento.

Além disso, pratique o espelhamento (mirrowing). Se estiver conversando com alguém mais sério, reveja seu tom de voz e postura. Da mesma forma se a pessoa estiver triste, ou alegre, entusiasmada, pensativa.

Seja observador, sensato e empático porque a comunicação vai além das nossas palavras.

A Cris recomenda o livro Watching the English no video. Dê uma olhadinha e veja o carão que ela passou e o que ela fez para contornar a história.

Assista aos nossos vídeos: Aprenda Inglês, Vocabulários, Expressões, Gramática / Curiosidades, Gramática, Curiosidades em Inglês / Inglês Divertido e Descontraído / Inglês de Bolso / Inglês para Negócios, Currículo, Resume, CV

Nos vemos logo mais. Até lá!

Siga-nos nas redes sociais:
https://www.youtube.com/okudus/…
http://facebook.com/okudus
http://linkedin.com/company/okudus
http://instagram.com/okudus_english
http://twitter.com/okudus_english